RESENHA | Ancient Love Poetry: Um Romance Divino Épico e Refrescante Para o Gênero Xianxia

 


Hello Annyeong, Drameirs! Aqui é a Rhaeni e hoje meu jatinho de resenhas está pousando na china continental desenterrando a resenha desse Cdrama (finalmente veio aí) que lutou muito no começo para ganhar o meu amor. 

A história é um grande compilado de clichês de cdramas clássicos, com um belo tom folhetinesco que agradou demais meu coração e trouxe um refresco bem vindo para o gênero de alta fantasia.  

Essa combinação acabou me trazendo muita nostalgia, me fazendo lembrar dos bons dramas que tem aquilo que conhecemos como “cara de dorama”, vulgo novelona dramática, sofrida, utilizando muito bem os clichês do gênero, trabalhando bem os relacionamentos dos personagens e um ótimo enredo bem desenvolvido. Sem mencionar que tem um elenco maravilhoso, que entregou ótimas atuações.

Entretanto, apesar de ter amado, tem alguns problemas que quase me fizeram abandonar essa maravilha. 

Confira abaixo a resenha com tudo o que achei do Cdrama Ancient Love Poetry (Poesia do Amor Milenar) e talvez consiga lhe instigar a dar uma oportunidade de sofrer e se apaixonar por esses deuses e seus dramas divinos.

P.S: O texto tá longo, mas tá completo. Cortei o que dava, pois não ia fazer sentido. Entretanto o dividi em tópicos para vocês poderem se achar na leitura ou apenas ir na parte que as interessar, espero que esteja compreensível porque tinha muita coisa para falar dele.


..൦ഠ൦..


FICHA TÉCNICA

Direção:  Yin Tao (Love and RedemptionWho Rules the World ) e Li Cai (Legend of Fu Yao)
Gênero: Fantasia | Xianxia | Drama | Romance
Episódios: 49
País: China Continental
Lançamento: 2021
Onde Assistir:  Viki | AppleTv+ | Wei Fansub | Phoenix Fansub
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Elenco principal:



SINOPSE


Por ser a única entre os seres a possuir energia espiritual de essência pura, Shang Gu (Zhou Dong Yu) serve como líder dos quatro Deuses verdadeiros do mundo antigo. Esses quatro Deuses verdadeiros são os seres mais poderosos que existem. Dispostos a ajudarem da maneira que podem, esses Deuses protegem o universo já há muitas eras, chegando até ao ponto de se sacrificarem pelo bem maior. E essa foi a derrocada de Shang Gu, Deusa do Caos, que se sacrificou voluntariamente ao perecer em uma provação que durou 60.000 anos.

O Deus do Fogo Bai Jue (Xu Kai), um dos outros três Deuses imortais, nutre um amor secreto por Shang Gu há mais de 200.000 anos, e passou incontáveis anos buscando diligentemente pelos fragmentos restantes da alma dela, que haviam sido dispersos após o grande sacrifício. Mas seus esforços para ressuscitá-la custaram muito caro: Bai Jue trocou tudo o que é, e o que tinha, até mesmo sua possibilidade de reincarnar, pela chance de trazê-la de volta a vida. 

Quando os mortais encontram dificuldades, eles rezam aos Deuses, mas e se os Deuses encontrarem dificuldades? A quem eles recorrem? Ancient Love Poetry, narra a profunda e épica história de amor e as dificuldades sofridas entre dois deuses: Bai Jue e Shang Gu. ~ Adaptado da Novel "Ancient God" (上古) de Xing Ling (星零).



..൦ഠ൦..


IMPRESSÕES GERAIS


Quando assisti ALP, fazia muito tempo que eu não achava um Cdrama tão bom para suspirar, para sofrer e que me deixasse numa ressaca pesada. Confesso que pensei em dropar essa maravilha no começo porque demorei para engatar na maratona dele. A história tem ritmo lento, bem nos moldes folhetinescos e senti muito isso do ritmo durante o começo do drama.

A primeira parte (vulgo Vida 1) não me ajudou, achei bem chata, com as coisas demorando muito para acontecer e o começo do romance do casal principal achei mal trabalhado, me dando a sensação que acontece do nada. Principalmente, não consegui comprar o prota masculino devido a sua personalidade blasê, racional, fria e o ver morrendo de amor tão fácil achei meio forçado.

De início, eu não estava me conectando muito com a história, não me importando com o que acontecia e nem com os personagens, cheguei até a ter dificuldade de continuar vendo, fiquei enrolando e com preguiça de continuar, mas estranhamente quando dava play em um capítulo, acabava emendando vários em seguida porque tinha ganchos que me motivavam a dar play no próximo episódio. 

Fiquei assim até realmente ser conquistada pelo Cdrama, que aconteceu no final da primeira fase e que final minhas manas. A história engata com tudo, como um carro desgovernado. E nossa, o casal na segunda fase / vida é maravilhoso, entregaram tudo!


O que o Xu Kai não entregou como Bai Jue, entregou como Bo Xuan. Bo Xuan é totalmente oposto do Bai Jue, é um cara muito caloroso, cadelinho da mulher que ama e aqui temos o trope que eu mais gosto sendo bem trabalhado: que é quando o prota masculino se apaixona primeiro e tem que lutar pelo coração de sua amada.

Acredito que esse detalhe que me deu gás para continuar o cdrama, porque na primeira fase é o trope clássico da mocinha correndo atrás do boy, boy esse um cubo de gelo e ela se apaixonando primeiro, o mundo imortal clichê bla bla. 

É gritante a diferença do Bo Xuan para o Bai Jue, inclusive quando o Bai Jue volta, foi muito difícil para mim, porque eu gosto mais de personagens calorosos, gentis e essa personalidade dele deu muita conexão com a da Hou Chi (Reencarnação da Shang Gu), que sim estava um pouco diferente da Shang Gu, mais vívida, mais leve, menos perfeita e muito humana.

A dinamica deles e dos novos personagens na segunda fase me ganhou, fazendo o cdrama pegar ritmo e amigas é ladeira abaixo de emoções, mostrando que a história de amor desses deuses não é apenas bonita, solene, mas também épica.


Ancient Love Poetry (Poesia do Amor Milenar) tem 49 episódios e aqui eles souberam trabalhá-los bem, onde todos são necessários para contar a história, não tem aquela famosa barriga que antigamente se tinha que não acrescentava em nada na narrativa. 

Então prepare aquele bom lugar confortável e um litrão de água. Mas não se assuste minha amiga com esse tanto de episódio. VAI VALER A PENA! Faz sentido ter tudo isso e você passar por tudo isso.

Para mim que estava órfã de uma boa história de alta fantasia Xianxia e que ama muito esse tipo de história com amores imortais de várias vidas, tretas e um universo mágico coeso e incrível foi sensacional. Fico feliz da China ter feito esse cdrama ainda mais com bom elenco e não tendo medo de dar reais consequências para as escolhas dos personagens (o que é muito louvável). 



Em Ancient Love Poetry o foco principal é mais nos relacionamentos do que na intriga política, que está presente, mas em segundo plano. Os relacionamentos entre os personagens são bem construídos tanto os de amor como os de amizade, rivalidade etc e são todos conectados, onde os núcleos convergem entre si, alimentando a trama e tecendo as situações críticas. Eu ri muito, eu suspirei, eu xinguei e shippei horrores, assim como chorei muito e fiquei com muita saudades quando acabou.

A ost é maravilhosa, maravilhosamente épica, orquestral, bem sofrida, que junto dos momentos altos da história me pegou muito. No começo eu dei uma certa estranheza, mas depois já tava completamente rendida. Não percebi pontas soltas, cada núcleo teve sua conclusão e num estilo clássico dramático novelona. 

Ouça aqui no Spotify: Ancient Love Poetry OST

Por conta disso se preparem pois nenhum personagem está 100% seguro, afinal um núcleo tem certo poder de influência no outro. Inclusive uma das grandes indignações que tenho tem haver com isso. Mas achei ótimo ao mesmo tempo. 

Não tem muito beijo, mas calma, os que têm entregam. O clima de romance e amor é bem presente, não me fazendo sentir falta daquela pegação hot que adoro. Os casais são super shippaveis e as amizades incríveis, me fizeram sofrer e amar horrores cada um, já que possuem muita química.

Se você for mole como eu, melhor preparar lencinhos porque Ancient Love Poetry é dramático, tem parte que pesa muito, com muito sofrimento onde o choro vem forte e a OST ajuda muito a dar peso parao momento, recomendo prestar atenção na tradução da letra das músicas que é a cereja nesse bolo maravilhoso. Se gostas de um Cdrama sofrência, TACA O PLAY AMIGA! Esse foi feito pra ti!



UNIVERSO USUAL DOS XIANXIA MAS NÃO IGUAL



Uma das coisas que chama minha atenção quando vou assistir ou estou assistindo um Cdrama de Alta Fantasia (Xianxia) é o universo mitológico criado para a história. Em Ancient Love Poetry temos a base clássica aqui, mas com alguns ótimos acréscimos que trouxeram um frescor para o gênero. 

A história foca nos Deuses Verdadeiros (que seria uma categoria de imortal que me lembrou os titãs da mitologia grega) que nasceram diretamente do Deus Ancestral que criou tudo. Depois deles vieram os Imortais e os demônios e por último os humanos, que só aparecem bem mais tarde na história. 

Cada um deles tem seu mundo e vemos o nascer e o desaparecer deles no decorrer da história, o que é bem legal, já que cada mundo tem uma forma de governo diferente: no mundo dos Deuses Verdadeiros parece mais parlamentarista, onde os quatro deuses tomam as decisões, apesar de ter um chefe maior num estilo primeiro-ministro. O mundo dos imortais e demônios é aquela coisa que já estamos acostumadas: Reinado, com todos sob a égide do “império” dos deuses verdadeiros.

Temos discussão de espécie demoníaca vs celestial, afinal um dos deuses verdadeiros é um deus demônio e eles estavam em bons termos com os celestiais na era dos deuses para depois de eras e alguns mal entendidos se tornarem rivais. Para fechar, diferente dos Cdramas Xianxia que vi, Ancient Love Poetry não foca muito no mundo dos humanos onde fazem apenas participação especial. A história passa pesadamente mais nos outros mundos, com os outros seres, o que achei um diferencial agradável. 


CASAL SECUNDÁRIO ENTREGANDO MUITO E MAIS UM POUCO


Na segunda fase o casal secundário muda, saindo de Yue Mi e Tian Qi para o lindo romance friends meio emenies to lovers das fênixes Feng Ran, tutora xerecuda de Hou Chi, personagem da Zhang Ya Qin (Mr. Fox and Miss Rose, Legend of Fu Yao) com Jing Jian, segundo príncipe do reino celestial personagem do Leon Zhang (My Roommate Is a Detective, Eternal Love of Dream).

Sobre esse segundo casal, realmente temos um casal secundário de fato, já que o formado pelo Deus demônio Tian Qi e Yue Mi era mais platônico de uma das partes do que um casal de fato (uma pena porque plot tinham para entregar. Foi lindo ver o romance entre Feng Ran e Jing Jian acontecer em meio a vingança e muita treta de família já que o boy além de ser um príncipe do reino celestial ainda é filho da vilã e obviamente ela não gostava da Feng Ran.

Esse casal entregou o arroz com feijão de um romance imortal no reino celestial, entre imortais de famílias e classes diferentes, entregando drama e ao mesmo tempo não ficando no mesmo. Feng Ran não é o típico boy príncipe blasê, é um princípe honrado, um homem calmo apaixonado e um amigo leal. Ver ele se provando, não só para ela como para gente, que apesar de ser um herdeiro celestial, da mãe e o irmão mais velho dele serem uns escrotos, ele é justo e do bem. E o principal: Ele se apaixona primeiro e luta MUITO para fazer ela se apaixonar por ele. Feng Ran não foi fácil não.


E o que dizer sobre Feng Ran? Apenas maravilhosa. Mesmo com a vida não sendo fácil para ela e tendo que se virar sozinha e suportar humilhações desde pequena, ela ainda conseguiu manter uma alma pura e um coração gentil. Por mais que ela seja esquentadinha, ela tem um coração bem mole (principalmente com a Hou Chou). 

Eu shippei e torci demais para eles porque ela sempre foi muito sozinha, tendo que se cuidar e se proteger e ele sempre alí apoiando ela, dando suporte, mesmo quando ela não gostava dele e lhe dando patada, ele sempre sendo gentil, observando ela de longe. Ain um fofo! um lindinho. Aqui funcionou o plot de infância, outro sucesso e um milagre. Considero esse o melhor personagem do Leon Zhang que já vi, ele estava primoroso! E esse casal foi lindo de acompanhar.


3 VIDAS / FASES QUE ENTREGAM UMA HISTÓRIA, APESAR DE BATIDA, COM NOVOS TONS


Sobre a história no geral, vulgo as fases, partes, vidas como quiser chamar, tenho algumas ressalvas. Infelizmente Ancient Love Poetry (Poesia do Amor Milenar) não é perfeito, a primeira parte é bem chata se comparada principalmente com a segunda e com a terceira.

Como já abordei a primeira parte anteriormente, vou focar aqui nas outras duas. Das vidas / partes que se seguem, achei que a segunda foi melhor trabalhada. Os Drama dos personagens são melhores, eles em si são mais desenvolvidos que os da primeira e da terceira e é onde o corpo da história de fato acontece.

A terceira parte vem mais como uma conclusão, o fechamento dos acontecimentos que rolam na primeira e principalmente na segunda parte e também é onde os momentos mais sofridos acontecem, com suas conclusões e despedidas.

Disse que apesar de batida, a história de Ancient Love Poetry (Poesia do Amor Milenar) traz novos tons refrescantes para o gênero Xianxia. Uma das coisas é que cada parte começa e termina como se fosse uma temporada de série, tipo é como se um novo cdrama começasse o que eu achei bem legal. (me lembrou o feeling que senti com House of Dragon numa comparação bem bosta)

Não tenho como falar de todos os milhões de personagens que tem, mas estão todos incríveis. Até os que que aparecem pouco são marcantes e ajudam a compor a narrativa. Inclusive, farei um momento menção honrosa para 2 personagens que merecem muito que eu fale a respeito.


Mu Guang o Dragão Dourado, personagem do cantor Fu Xin Bo que entregou muito bem um excelente imperador celestial do bem, até demais. Cheio de conflito entre fazer o que é certo e justo, mas estando casado com uma mulher perturbada das ideias tornou a vida do boy difícil. Mas como é raro encontrar um imperador que preste em Xianxia, fica aqui essa menção.

Wu Huan nossa fênix de cinco cores, personagem da maravilhosa Jenny Zhang (Story of Yanxi Palace). Bichas essa mulher é o cão na minha vida de cdrameira, entregou muito fazendo aquela concubina escrota da Chenbi em Yanxi Palace e aqui ela volta novamente maravilhosa fazendo uma baixa imortal que ascende como imperatriz celestial e se afunda no poder e cobiça. Inclusive ela tem falas incríveis, tipo pensamentos certos, mas as ações para os conseguir sendo erradas. Jenny Zhang atuou demais como sempre!


DETALHES TÉCNICOS


A direção de Yin Tao e Li Cai é bem competente, me trazendo muito a vibe de cdramas clássicos (que ouso falar que devem sido inspiração) como os da saga Three Lifes, Three worlds (Ten Miles of  Peach Blossoms, Love and Destiny)  Ashes of Love, Lost Love in Times, A lIfetime Love por exemplo.

O design de produção de Ancient Love Poetry é ridículo de lindo e grandioso. Dá para perceber nos cenários gigantescos, locações reais, as cenas abertas são lindas, dando a dimensão grandiosa e divina daqueles lugares, dignos de uma história de alta fantasia. 

O CGI está ok, não é ofensivo, tipo feito no movie maker, está bonito na tela. O efeito das magias também está bonito, cada uma com suas características próprias na tela e a coreografia também está ok.

O figurino está esplendoroso também, me lembrando muito o cuidado que a produção teve, como a de Ashes of Love, com paleta de cores dos personagens refletindo nas roupas, cada raça usando certo tipo de paleta e estilo, isso também refletindo em suas magias e na sua forma de luta. As armas bem legais. 10/10.

Ost como já disse, bem ballad R&B épica, com instrumental orquestral sofrido, letra que ajuda a contar a história, vocais excelentes. Eu amo esse tipo de música, a ost desse CDrama com certeza entrou no meu hall da melhores ost que já ouvi.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Ancient Love Poetry é apaixonante. Ele é aquele tipo de cdrama que veio devagarinho conquistando meu coração para no fim entrar com força e dignidade no meu hall dos favoritos e daqueles que eu vou rever SIM. Tem defeitos, não é perfeito, principalmente a 1° parte que foi complicada para mim, mas no decorrer da história entregou muito. 

Temos uma protagonista forte e determinada, que sai para enfrentar suas próprias lutas, que é a mais poderosa desse mundo e líder celeste e é muito bom ver protagonistas assim. 

Sofri como uma desgraçada e suspirei apaixonada. Amei todos os personagens, que são bem construídos e tem suas próprias histórias dentro da narrativa maior. Não é 10/10, mas favoritei no meu coração porque a história é de qualidade , refrescante, que usa bem os clichês dos Xianxias e ainda expressando suas próprias cores.

Para mim que estava órfã de um épico Xianxia nos moldes de alguns dos meus cdramas favoritos de todos os tempos como Ten Miles of Peach Blossoms, Ashes of Love e A Lifetime Love e que ama muito esse tipo de história de amores imortais com várias vidas e tretas + universo incrível + história arrebatadora, foi sensacional. 


O universo desse cdrama é tão incrível que vem aí 2 continuações confirmadas. A sequência que vai estrear dia 11/12/23 se chama “The Last Immortal” e se passará 500 anos após o final de Ancient Love Poetry e será estrelada pela querida Zhao Lusi (Love Like Galaxy, Hidden Love) e pelo Wang An Yu (Falling Into You, Dreaming Back to the Qing Dynasty). Inclusive já estou curiosíssima para conferir o que mais que esse universo tem a entregar.

Fico feliz da China ter feito esse cdrama, ainda mais com bom elenco e não tendo medo de dar reais consequências para os personagens e mais feliz ainda de não ter dropado porque eu ia me arrepender muito, pois estaria perdendo um Cdrama maravilhoso e que merece muito amor e reconhecimento. Recomendo demais!

É isso, nos vemos nos próximos posts 
See ya!