RESENHA | Snowdrop: Um Conto de Amor Proibido Na Turbulenta Coréia dos anos 80

 


Hello, Annyeong, Drameirs! Hoje, trago para vocês a resenha deste K-drama que é uma colaboração entre a Disney+ e a JTBC, conhecida por produções incríveis como Sky Castle, The World of the Married, Run On entre outras. Snowdrop, conta com a mesma equipe de direção e roteiro de Sky Castle (ou seja, treta de qualidade temos aqui).

O Kdrama também marca a estreia de Jisoo, do Blackpink, na atuação, em uma envolvente história de amor, política e espionagem ambientada na Coreia do Sul dos tensos anos 80, durante o caos político que o país vivia sob um governo mais totalitarista. Embora tenha apreciado o K-drama, tenho algumas ressalvas. Curiosa(o/e)? Confere abaixo o que eu achei de Snowdrop.





FICHA TÉCNICA

Direção:  Jo Hyun Taek (SKY CastleMirror of the Witch)
Roteiro: Yoo Hyun Mi (SKY CastleThe Bridal Mask)
Gênero: Histórico/de Época | Drama | Intriga Política | Melodrama | Romance
Episódios: 16.
País: Coreia do Sul
Lançamento: 2021
Onde Assistir:  Star+ | Taled Fansub | Doramogo
Nota: ⭐⭐⭐½
Elenco principal:

Sinopse


Em 1987, um homem ensanguentado salta para um dormitório feminino de uma universidade em Seul. A jovem Eun Yeong-Ro, uma estudante universitária que se apaixona por ele à primeira vista em um encontro às cegas em grupo, cuida dele apesar da vigilância estrita e da situação perigosa. No entanto, Eun Yeong-Ro fica chocada ao descobrir um segredo dele. Apesar de cuidar dolorosamente de seu primeiro amor, Soo Ho não tem escolha a não ser seguir o comando para salvar seus companheiros de equipe e voltar para seu país de origem, onde sua irmã o aguarda. A jovem Yeong-Ro rejeita a vontade de seu pai e trabalha de mãos dadas com Soo Ho para salvar seu amado e seus amigos. O que acontecerá com o destino deles? Adaptado do diário manuscrito de um desertor norte-coreano. (cr: mydramalist)


..൦ഠ൦..


O K-drama narra a história de Eun Yeong-Ro (Jisoo), uma estudante universitária que, em um encontro às cegas, se apaixona à primeira vista por Soo-Ho (Jung Haein), aparentemente um estudante universitário da Universidade de Berlim. No entanto, ele é, na verdade, um espião de alto nível da Coreia do Norte, com uma missão ultra secreta na Coreia do Sul. 

Devido a algumas situações, Soo-Ho e seus camaradas do Norte invadem a universidade onde Yeong-Ro estuda, tomando todos como reféns. A história segue um estilo semelhante à série estadunidense "24 Horas," se desenrolando em 10 dias repletos de intriga política, reviravoltas, traições, alianças surpreendentes, momentos emocionantes e tensos, permeados por muito drama.

Confesso que não tinha expectativas altas para este K-drama, especialmente porque tinha visto alguns spoilers leves no meu feed do Twitter, incluindo alguns fake spoilers. No entanto, isso não me preparou para ser completamente cativada pela história, que me despertou diversas emoções e me manteve entretida. 

Eu realmente gostei do Kdrama, APESAR DE ter algumas ressalvas que me fizeram concordar com parte das dorameiras que reclamam de um romantismo que, para algumas pessoas, parece passar pano para um certo aspecto do enredo que me deixou desconfortável. Mas, vamos lá.



ASPECTO TÉCNICO LINDO




Mantendo o padrão de qualidade da JTBC, a parte técnica é maravilhosa. A trilha sonora é excelente e me imergiu na história com sucesso. A fotografia é deslumbrante, mesmo que alguns cenários pareçam um tanto cenográficos e alguns efeitos visuais sejam meio capenga.
 
No entanto, isso não foi problemático para mim, uma vez que outros elementos como a edição dinâmica, a direção competente, as atuações, as cenas de ação e o roteiro conseguiram compensar as fraquezas da produção, resultando em um saldo muito positivo para mim.

A narrativa possui um detalhe em seu enredo que comentarei posteriormente, que para mim, essa parte não foi bem executada, pois, embora tenha compreendido a intenção por trás do que eles queriam abordar, acredito que deixa margem a interpretações variadas, deixando-me confusa sobre a mensagem que pretendiam transmitir.

O roteiro recorre a algumas conveniências para impulsionar a história, e elas foram bem aplicadas, contribuindo para um entretenimento de alta qualidade. O romance, embora presente, não é o foco principal de Snowdrop, e eu não senti falta de um enfoque maior nele. Estava mais interessada em acompanhar os dramas do sequestro e os conflitos políticos que o romance do casal em si.

No geral, tudo se encaixa de maneira eficaz, e Snowdrop me lembrou bastante a atmosfera de "The K2", embora sejam histórias completamente diferentes, compartilham certos elementos. Quem gostou de um deles certamente vai gostar do outro. Vale ressaltar que "The K2" o ator principal se meteu em polêmica e é super canceladíssimo.

No entanto, achei Snowdrop melhor "The K2" em termos de história e drama, apenas para registro.



ELENCO MUITO COMPETENTE


No que diz respeito à atuação, todos estão excelentes, entregando o que seus personagens exigem, possuindo características próprias e possuem um tempo de tela bem equilibrado. Optei por assistir a este K-drama dublado e infelizmente a dublagem não é a melhor do mundo, mas é decente, então para quem prefere ou gosta, pode assistir sem preocupações.

Vou destacar Jisoo, que é, sem dúvida, É MUITO ARTISTA SIM. Ela desempenhou muito bem o papel de uma personagem inocente e jovem, me fazendo torcer por ela e sentir empatia, algo incomum para mim nesse tipo de história porque facilmente acabo desejando que a prota morra (porque geralmente é uma inútil). 

Mas aqui, sua personagem além de carismática também desempenha um papel ativo na trama e a Jisoo lidou de forma notável com cenas dramáticas, emocionais, alegres e românticas, especialmente com sua química com Haein.

Quanto a Haein, ele está perfeito atuando bem e, sem dúvida, cativante. Sua interpretação como um personagem "vilanesco" e dominador foi impressionante, sem falar que ele mandou bem nos momentos dramáticos expressando bem em tela os conflitos internos de seu personagem.


Um destaque adicional vai para as personagens da diretora da universidade Seung Hee, interpretada pela Yoon Se-Ah, QUE MULHER XERECUDA PQP sou fã da gata, muito babadeira, ela é incrível. A doutora Kang Cheong Ya, vivida pela Yoo In Na, também é perfeita e cativante, foi meu tudo ver ela interpretando uma personagem trambiqueira (ameii).

Outra personagem icônica para mim foi a da secretária da diretora e atendente de telefone Gye Bun-Ok, interpretada pela Kim Hye Yoon, OH SER INSUPORTÁVEL QUE MULHERZINHA LISA PEÇONHENTA DESGRAÇADA. Quis que ela morresse em todos os episódios. Atuação brilhante. 

Sobre isso, vá se preparando porque em Snowdrop, há muitos personagens odiáveis, como alguns da equipe de Investigação Anticomunista da ANSP, o povo do partido de extrema direita Aemin e os do governo do norte. Portanto, esteja preparado para expressar muita frustração, raiva e xingar bastante.


ROMANCE COMPLICADO COM PLOT PROBLEMÁTICO


Deixei pra comentar melhor sobre o romance e um plot da narrativa aqui porque é onde minhas críticas focaram e explicaram melhor porque esse drama não foi tão espetacular para mim.

Não foi fácil para mim comprar o romance entre uma democrata e um defensor de um regime totalitarista. Embora o K-drama tente forçar esse casal com momentos fofos, ótima atuação e química, eu pessoalmente não consegui shippar eles. E a culpa não é dos atores, eles estão ótimos, mas para mim o lore do personagem Soo-Ho, que tornou o romance impossível para mim.

Os dois são de realidades completamente diferentes e nunca que duas pessoas tão diferentes assim conseguiriam ficar juntas, por mais que tenha amor, não acredito que nesse caso seria capaz de superar essa grande barreira quando nenhum dos dois está disposto a mudar. 

Porque não estamos falando de um que gosta de sair e outro de ficar em casa ou um que gosta de futebol e outro de novela. Aqui um defende a democracia e outro uma ditadura, é outro nível.

Manas, entendo que o Haein está um gostoso e a personalidade do Soo-Ho é nobre, amigável e heroica, o boy é o protagonista da história. No entanto, até o final, mesmo após ser traído por seus superiores, Soo-Ho não abandonou os princípios que foram impostos a ele. 

Ele apenas se apaixonou por uma mulher que acredita na democracia e estava apenas tentando salvar a amada e as pessoas que ela se importava, que eram civis inocentes nesse rolo todo, mas confesso que não sei qual seria a reação dele se ele não tivesse nenhum tipo de ligação com elas. Enfim.


Até o final, para mim ficou claro sobre o posicionamento de Soo-Ho: ele teve uma chance de mudar, mas não quis. Para mim, pessoalmente, a democracia é um valor inegociável e é inconcebível para mim alguém defender um regime que oprime as pessoas e ferra com a vida delas. 

E desculpa, para mim essa é uma enorme falha de caráter, até porque ele não é pintado como um anti-herói ou vilão, e sim, como um herói o kdrama todo. (E se a intenção da produção era fazer do Soo-Ho um anti-herói, falharam miseravelmente)

Embora tenha considerado bom o desfecho do casal, na história senti falta de uma abordagem mais clara e contundente sobre a importância da democracia como o melhor modelo civilizatório que temos por enquanto, apesar de suas imperfeições. Acredito que esse aspecto foi abordado de forma muito sutil.

Também achei que o kdrama deveria ter sido mais sensível e cuidadoso ao tratar desse tema, ainda mais incluindo um romance no meio. Achei complicado, pois pode dar a impressão de que estão sendo condescendentes com o lado da Coreia do Norte ou com uma visão de regime mais totalitário. Enfim, foi um aspecto delicado da trama para mim e não achei que foi executado bem.

Eu sei que é um tanto complexo e complicado, inclusive esse é um grande problema para mim que me gerava confusão, pois ao tentar mostrar o lado dos espiões do norte, me deu a impressão de tentar os igualar com a situação do povo do sul numa tentativa de dizer "olha eles são tão peões nesse jogo que os que tão no sul, todos são vítimas, os malvados são quem está no poder e tal" só que tem um pequeno detalhe: OS DO SUL NÃO DEFENDEM A CUSTO DE SANGUE UM REGIME DITADORIAL ESCROTO TODO TORTO E ERRADO. A situação não é a mesma, não dá para igualar ou comparar. 

No geral, a abordagem do romance com esse conflito político no drama foi um grande desafio e ambição. Acredito que faltou uma abordagem mais sensível e cuidadosa do tema, bem como uma declaração clara sobre a importância da democracia, apesar de suas falhas, independente de qual fosse o final, seja ele feliz, triste ou aberto, ela ainda é melhor que ditadura.

..൦ഠ൦..



Snowdrop é um K-drama bom e interessante, mas desconfortável. Ele poderia ter sido muito melhor por causa da sua história envolvente, repleta de política, espionagem e personagens complexos, alguns podres, outros heroicos.

O que eu entendi da intenção da produção, foi destacar que nenhum regime atual é verdadeiramente benéfico para a população e que todos são apenas peões para manter governantes corruptos no poder a qualquer custo. 

No entanto, algumas escolhas para contar esse ponto de vista achei complicadas como focar apenas no partido de extrema direita que flerta com o totalitarismo e em outro regime já tendo totalitário, colocando um romance entre uma defensora da democracia e um defensor de uma ditadura bastante difícil, complexo e, por vezes, confuso.

O partido de oposição é apenas mencionado de forma vilanizada pelos antagonistas, e senti falta de um embate entre eles, o que para mim teria adicionado mais profundidade e completude à trama. Presumo, que a oposição seria de ideais diferentes do partido Aemin e da Coreia do Norte.





O final da história conclui o tom pessimista do Kdrama, me deixando uma sensação de que tudo o que aconteceu foi em vão. Isso resultou em uma conclusão vaga e, na minha opinião, decepcionante (por conta de tudo que disse até aqui).

No geral, a produção é excelente, apesar de ter algumas conveniências de roteiro e efeitos visuais ok. O caos que permeia a história é cativante e emocionante, com atuações maravilhosas inclusive ao ponto de me fazer chorar no final.

Snowdrop me fez relembrar meus bons tempos de maratonas, onde assisti 16 episódios de 1h20m em apenas dois dias. Porém, embora seja um drama interessante, não atinge para mim o status de uma produção icônica da Coreia e fica aquém do potencial que poderia chegar.

Espero que tenha conseguido expressar bem minha opinião, não tinha como fazer um texto pequeno para falar o melhor possível sobre o que achei de Snowdrop e acredito que ele é aquele tipo de história que sempre vai gerar muitas discussões e reflexões em toda roda de conversa que o mencionarem.

É isso, nos vemos nos próximos posts
See ya!