RESENHA│Memories of the Sword: Um Bom Wuxia de Vingança na Dinastia Goryeo



Hello Annyeong, Drameirs! Aqui é a Rhaeni e hoje trago uma indicação maravilhosa para quem ama o gênero de artes marciais + plot de vingança com uma história simples, mas bem contada. Aí decidi trazer aqui para indicar pra vocês darem uma checada, principalmente quem gosta do gênero de artes marciais e Sageuk com plot de vingança e boa produção! Curiosa(o/e)? Confere abaixo o que eu achei de Memories of the Sword!



FICHA TÉCNICA

Direção: Park Heung Shik
Roteiro: Park Heung Shik e Choi Ah Reum
Gênero: Ação / Histórico / Artes Marciais / Drama / Romance
Duração: 2h:01min.
País: Coreia do Sul
Lançamento: 2015



Sinopse


Durante a dinastia Goryeo, 3 jovens guerreiros, conhecidos por serem os melhores espadachins do reino, lideram um motim para libertar o povo da opressão da monarquia. Mas o lider deles e sua esposa morrem devido à traição de seus companheiros, enquanto sua filha recém-nascida desaparece. 18 anos depois, a jovem é criada nas artes marciais por uma mulher cega para usar a espada em sua vingança. Enquanto isso, um dos que traíram seu pai, se tornou o homem mais poderoso do reino.


..൦ഠ൦..


Memories Of The Sword foi uma grande pérola brilhante que encontrei sem querer, digna de estar no lago de Bai Qian em Qinqiu, quando procurava filmes de estilo Sageuk (Histórico/de Época). 

A história é simples e clichê, seguindo um plot de vingança onde nossa protagonista foi criada nas artes marciais por uma mulher cega misteriosa e especialista na arte da espada, que revela a verdade sobre seu passado despertando na protagonista uma sede de vingança contra aqueles que mataram seus pais.

Mas o caminho da vingança será bem complicado para nossa jovem justiceira, pois um deles acabou se tornando o homem mais poderoso do reino e está no seu caminho para se tornar rei de Goryeo.




Apesar do plot simples e sim clichê, a narrativa é bem contada, tem uns plot twists interessantes no decorrer da trama, que alterna entre o presente (mostrando a protagonista em busca de conseguir sua vingança) ao passado, mostrando como o atual chanceler (ex companheiro do pai da garota e traidor) se transformou de um honrado guerreiro espadachim, tido como um dos melhores da nação, para um ambicioso general/político que deseja o trono e governar sobre todos a qualquer custo.

A história é tão bem contada que a troca entre os tempos presente/passado não comprometeu meu entendimento da trama e inclusive me deixou bem curiosa, não deixando a experiencia de acompanhar a história cansativa e confusa. O drama fica ainda melhor quando focam no personagem do chanceler que em sua busca por poder é atormentado por memórias e um grande amor do seu passado que não consegue superar.

A produção está incrível, desde as atuações que estão primorosas, à OST que entrega e manipula bem as emoções, com a ajuda da belíssima direção de arte e fotografia que entregou o que chamo de produção landscape: cenas dignas de virarem wallpapers.




O CGI e os efeitos visuais de algumas cenas não estão uma maravilha, mas não me tirou da história e nem me ofendeu, principalmente porque a coreografia das lutas estão muito boas, dignas do gênero de artes marciais. Tudo isso aliado com a direção, entregaram momentos fantásticos de luta na tela me fazendo vibrar em algumas lutas de tão boas que estavam.

Outra coisa que achei bem legal sobre a história, e que para mim deu uma enriquecida nela, é que tem um momento que se passa em um bairro árabe, com inclusive tendo um personagem da etnia fazendo uma ponta na história.

Aproveitando, deixo um adendo especial sobre atuação: venho enaltecer aqui minha Go Eun que entregou tudo nesse papel (como é bom ser fã de uma artista de alto nível). Ela entregou o drama e a inocência da protagonista na medida certa. A gata também entregou na luta que olha, me fez ficar maluca nas cenas dela arrasando amolando a espada no couro dos boys.




Para quem gosta de romance, tem na história apesar que não é envolvendo a protagonista. O filme tem só leves flertes dela com um boyzinho guarda costas do chanceler e sinceramente não senti falta. Entretanto o romance que tem é muito bem colocado na história deixando o drama nas alturas por causa. 

Até porque, a geração mais jovem, vive a sombra da situação que a geração anterior viveu, onde o boy guarda costas do Chanceler e nossa protagonista vingativa também tem seus corações tentados entre a sua moral, o que devem e o que querem fazer.

Falando um pouco sobre os personagens, eles são bem interessantes e cada um atua num espectro cinza, onde vemos os conflitos que cada um sofre e conforme a história avança eles vão se entrelaçando. 




Mas nem tudo é tão perfeito e fora alguns probleminhas com os efeitos visuais (em algumas cenas de voo nas lutas), teve uma coisa que achei meio esquisito vendo e que pode também trazer certo desconforto para quem vê muito cdrama principalmente: é o detalhe que essa história parece muito vibe cdrama wuxia principalmente no quesito do design de produção. 

Mas não pensei muito a fundo sobre e nem pesquisei também para saber se tem alguma coisa relacionada, se tem algo histórico envolvido ou se é apenas inspirado na estética que remete ao gênero de artes marciais feitos na china. 

Apesar desse estranhamento inicial, para mim que ama cdrama wuxia/xianxia e o gênero de artes marciais, eu gostei demais desse filme.




..൦ഠ൦..


Ouso dizer que Memories Of The Sword é um bom wuxia feito na coreia (risos), que trás mais que uma história clichê de vingança parental, é também sobre traição, honra, ambição e em quanto o coração de alguém por mais inocente e puro que seja, pode ser maculado pela injustiça da sociedade. 

É também sobre fazer o que é certo, seguir o caminho que foi ensinado, sobre dívidas que precisam ser pagas: sejam elas de vida ou morte e que o amor nem sempre está acima de tudo.

Não é uma história de ritmo cansativo, tem excelentes atuações e cenas de luta lindas de ver. EU AMEI DEMAIS esse filme, queria que ele fosse mais divulgado na dramaland, espero ter conseguido ter te instigado a dar uma chance a ele. São 2h de filme, mas nem se percebe o tempo passar do quanto que o filme te faz ficar imerso na história. 

Inclusive esse ele é um excelente dupe pra quem amou o Tigre e o Dragão e talvez até goste mais porque o ritmo é mais rápido, a história simples trabalha bem o clichê e Go Eun espadachim vingativa é tudo de se ver na tela.

Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️