Resenha | Heaven Officials Blessing (Tian Guan Ci Fu) — Livro 1


    Oi, eu sou a Lucy!


    Essa é a primeira vez que escrevo uma resenha e fico feliz que seja para falar de uma obra que eu gosto tanto. Essa resenha na verdade é uma introdução da novel chinesa Tian Guan Ci Fu (Heaven Officials Blessing) da autora MXTX. Vou falar principalmente sobre os acontecimentos gerais do primeiro livro, evitando uma discussão mais específica, vulgo spoiler, porque se eu for falar de cada detalhe isso aqui vai virar um livro! Falarei um pouco do casal principal Xie Lian e Hua Cheng e do ponto de partida dessa história incrível! Com certeza você vai encontrar muitos motivos para ler!


   Conheci Tian Guan Ci Fu (TGCF) através de uma amiga. Ela me indicou a novel e quando vi já estava completamente apaixonada, devorei os cinco livros. 


    Sobre a Novel: Tian Guan Ci Fu é uma história BL do gênero XianXia, escrita pela Mo Xiang Tong Xiu (carinhosamente chamada de MTXT) que conta com cinco livros no total. A autora também escreveu Mo Dao Zu Shi (MDZS), que foi adaptado para o CDrama The Untamed, e Ren Zha Fanpai Zijiu Xitong ou Scum Villain Self Saving System (SVSSS), como é mais conhecido. 


    Antes de continuar, aqui vai uma breve sinopse:

“Xie Lian era o querido Príncipe da Coroa de Xian Le, sendo extremamente talentoso e inteligente. Ele ascendeu aos céus em uma idade jovem, o que não surpreendeu ninguém, visto que seu futuro era brilhante. No entanto, inúmeros problemas surgiram em seu caminho, seu reino foi destruído e ele foi expulso dos céus duas vezes. Oitocentos anos depois, Xie Lian ascende pela terceira vez como Deus Marcial, causando espanto e tumulto no reino celestial. Em sua primeira missão ele se depara com uma figura peculiar, um jovem homem em vestes vermelhas, de pele pálida e cabelos negros, o famoso e assustador Supremo Rei Demônio Chuva de Sangue Atingindo a Flor, Hua Cheng. Xie Lian não sabia, mas este Supremo o esperava há muito tempo.”


Arte oficial por: STAREMBER


    Sou suspeita para falar, mas TGCF é minha obra favorita da MTXT. A riqueza de detalhes e a construção dos personagens são os pontos que tornam, pra mim, a MTXT uma autora genial. Ela conseguiu nos contar uma história intensa, sem romantizar nenhuma das questões problemáticas pelas quais os personagens passaram. No decorrer da leitura somos apresentados a vários personagens que possuem inúmeras camadas, nada é tão simples como as aparências revelam. Esse é um dos pontos mais interessantes de TGCF: mostrar o que está além da superfície.

   Logo no primeiro livro nos deparamos com o momento da terceira ascensão de Xie Lian, acompanhamos seus pensamentos e aos poucos descobrimos o que o levou a tantos infortúnios. Apesar disso, Xie Lian é um ser muito gentil, justo e racional. Ele também é extremamente forte, tanto física quanto psicologicamente. Ele foi um príncipe amado e mimado por seus pais e todo o reino, tudo ia bem, mas então ele passa pelo choque de perder absolutamente tudo, ele é jogado na lama e precisa lutar para se levantar, e essa trajetória não é nada agradável. 

   Xie Lian é o tipo de personagem que faz você simpatizar à primeira vista, e quanto mais você o conhece, esse sentimento fica mais forte. É simplesmente impossível não gostar dele. Em muitos momentos da leitura eu quis entrar no livro e guardar ele num potinho. E sim, ele é meu personagem favorito haha. Ele não é um protagonista apelão, não é besta e não precisa ser salvo por ninguém.


Arte oficial por: STAREMBER
    

    Hua Cheng é nosso outro protagonista, uma pessoa que à primeira vista parece envolto por mistério e um quê de sedução. Ele tem uma energia cativante que torna impossível tirar os olhos dele (tô suspirando só de escrever hahaha). Hua Cheng é o Supremo rei demônio que comanda a Cidade Fantasma, e é conhecido como o “terror dos céus”, já que causou muitos incômodos desde que surgiu. Ele é uma figura emblemática, você sente muita vontade de saber mais sobre ele, e nós vamos descobrindo tudo isso junto com o Xie Lian. Para além do exterior, Hua Cheng é um ser muito dedicado, persistente e extremamente inteligente. Ele não é indiferente ou mesquinho, na verdade ele só conquistou tantas coisas que nem sequer precisa se preocupar com o mundo exterior. Ainda assim, ele é bastante justo, faz as coisas sem se importar com a hipocrisia das “regras”.

    Xie Lian e Hua Cheng estão ligados de muitas formas, há muito tempo. Gosto muito da forma como a autora desenvolveu a história dos dois, porque envolve respeito, aceitação, devoção e paciência. Essa é uma obra mais madura, com dois homens que já passaram por muita coisa ao longo das suas existências. Não existe espaço para julgamentos aqui, são muitas circunstâncias envolvidas. Acho que isso fez total diferença, porque nós vemos o crescimento de uma relação de amor profundo entre eles, mas também de autoconhecimento. Esse casal vai fazer você se apaixonar de uma forma espetacular!


Arte oficial por: STAREMBER


   Além da história de amor maravilhosamente linda, temos um enredo cheio de reviravoltas, muitos detalhes que se interligam e personagens bastante reais, com falhas e defeitos. Eu amo essa “humanização” dos seres etéreos, porque mostra que não importa o que você é, seja humano, demônio, deus ou fantasma, as suas ações sempre terão consequências para o bem e para o mal. Eu me surpreendi de verdade com o plot, não é nada clichê, em muitos momentos eu criava teorias e nos capítulos seguintes via que as coisas eram totalmente diferentes. Eu amo histórias que nos instigam e essa é a especialidade da MTXT nas suas novels.

    Eu tenho muito mais para falar sobre essa obra, afinal são cinco livros cheios de momentos intensos, mas prometi que não faria um livro aqui haha. Quem sabe mais para a frente venham mais resenhas? Vamos ver.

    Ainda não temos tradução oficial para o português, mas você pode ler no wattpad e também foi lançada, no ano passado, a primeira temporada do donghua de TGCF e tá a coisa mais linda. Vale muito a pena conferir, disponível na Netflix (SIM!!), na bilibili (acho que só em inglês e chinês) e no Recanto MDZS Brasil  (eles têm canal no telegram).


Beijinhos da Lucy!




  1. Eu estou apaixonadíssima pela resenha. Confesso que sofro de curiosidade sobre essa obra há algum tempo e agora estou explodindo.
    Eu amei tua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownt ficamos felizes que gostastes Fran!! Volte sempre que traremos vários conteúdos sobre aqui no blog!! SE você tiver redes sociais e tiver lendo, pode nos marcar se quiser para surtarmos juntas!! Beijos!!

      Excluir